fbpx

10 DICAS DE JOGOS COM PAPEL E CANETA

 

Os  jogos com papel e caneta são ideias baratas, e propícias para qualquer momento de entretenimento e diversão. Além de ser ótimos passatempo, também estimulam a aprendizagem e cognição. Confira esse post até o final, temos uma surpresa para você. 

 

No final desse post tem uma surpresa para você.

 

Confira desenhos com matemática clicando aqui

 

A sugestão de jogos com papel e caneta remete a infância, portanto, requer do adulto um resgate desse período tão incrível.

 

Como resultado desses jogos pode-se obter grandes momentos de diversão.   

 

Criança com papel e caneta em desenho

Organizamos uma seleção de jogos que fazíamos na época de escola, entretanto, são atividades que podem ser realizadas em qualquer local, por serem materiais de fácil acesso como o  papel e a caneta. 

 

 

Razões para brincar com esses jogos de papel e caneta

 

 

Quero aqui propor algumas reflexões sobre as intenções dessas práticas.

 

 

Em primeiro lugar, diverte e entretêm os participantes. Porque são desafiadores. 

 

 

Em segundo lugar,  trata-se de excelentes ferramentas de aprendizagens. Gera estímulos de raciocínio lógico, linguagem, noção espacial, etc.

 

 

Em terceiro lugar, sai da monotonia do dia a dia.

 

 

Resumindo, existem muitos motivos para brincar esses jogos. Sobretudo, basta que faz as crianças ficarem felizes. 

 

 

Jogos com papel e caneta (10 ideias memoráveis)

 

Existem bons jogos com papel e caneta, no entanto, esses são memoráveis. 

 

1 – Corrida Maluca 

 

O próprio nome do jogo já diz é uma corrida maluca, só que com papel e caneta. 

Pista da corrida maluca para ilustrar o jogo

 

 Desenhe uma pista de corrida, pode também acrescentar alguns obstáculos como banana, pedra, óleo diesel, etc. Cada jogador escolhe uma cor de caneta, apoia a mão em cima e a outra deverá dar um peteleco no meio da caneta para fazer um risco na pista, depois marca com um ponto onde parou. Caso o jogador bata na parede ou em algum obstáculo pode colocar a regra de ficar uma rodada sem jogar. 

 

 

2 – Pontinhos 

 

@Professoresmemoraveis 

 

Nesse jogo primeiro você deve fazer vários pontinhos de forma que se ligá-los formarão quadradinhos. Cada jogador faz um traço na sua vez, quando fecha um quadrado escreve a inicial do nome dentro. Vence o jogo quem somar mais pontos. 

 

3 – BATALHA NAVAL

Jogo da batalha Naval

Esse clássico dos jogos é muito simples e tem por objetivo afundar os navios do adversário antes que o mesmo  afunde os seus. Dobramos uma folha ao meio e cada jogador deverá fazer uma quantidade igual de navios em seu lado do jogo, após terminar de distribuir seus navios iniciamos o jogo.

 

O jogador dá início fazendo um ponto com a caneta do seu lado. Depois fecha a folha e do lado contrário passa a caneta em cima do ponto, isso deixará uma marca no lado do adversário, caso acerte um dos navios deverá fazer um “X” para indicar que o mesmo afundou.

 

Pode utilizar a regra de que se acertar um navio continua a jogada, ou não, aí fica a critério. 

 

 

4 – QUEM SOU EU?

 

Para jogar é simples, cada criança escolhe o nome de um personagem de filme, desenho, etc. Escreve em um papel e coloca na testa do outro sem que ele saiba qual é o personagem, quando todo mundo tiver seu personagem escolhido começa falando características dos personagens para que a pessoa tente acertar qual personagem ela é. Pode ser uma dica por rodada ou mais.

 

5 – JOGO DA FORCA

 

Forca - Desenho de ligya - Gartic

 

Um participante pensa em um nome de alguma coisa como frutas, cidades, personagens, marcas, etc. Faz as linha tracejada para que os outros adivinhem as letras que existem na palavra e tentem descobrir qual é a palavra completa. Para cada palavra errada desenha-se um parte do corpo na Forca. Caso complete a palavra a pessoa vence a brincadeira, caso contrário acontece a forca pelo desenho.  

 

Já é possível passar um bom tempo brincando com esses jogos já. Porém, você pode ter uma surpresa ao final. Confere ai.

 

6 – “UESTOPE”

Cada jogador deverá desenhar uma tabela em seu papel, na qual cada coluna receberá o nome de uma categoria de palavras.

 

A partir daí, sorteia-se uma letra entre os jogadores, geralmente fala-se em coro: “UESTOPE” e em seguida os alunos mostram os dedos para fazer a contagem das letras (cada dedo equivale a uma letra A, B, C, D até Z e se o número passar de Z, repete tudo).

 

Após a definição da letra, os participantes imediatamente têm que preencher uma linha inteira da tabela para cada coluna utilizando a  letra sorteada.

 

O primeiro que conseguir preencher todas as colunas grita “STOP!” e assim os outros participantes interrompem o preenchimento de sua linha para que façam a análise das respostas e a contagem dos pontos.

 

As colunas mais comuns são: nome, cidade-estado-país (CEP), cor, alimento, animal, marcas, partes do corpo humano, objeto, time, entre outras.

 

 

7 – HISTÓRIA SEM FIM

Um jogador começa escrevendo uma história. Porém, deixará  visível somente a última palavra que escreveu. Os próximos jogadores deverão completar a história de acordo com a palavra que leu e assim em diante. Depois de um tempo podem ler a história que se formou. 

 

8 – PALAVRAS COM UMA LETRA SÓ

Esse jogo pode ser uma estratégia para estimular o vocabulário. No início sorteia-se uma letra, depois em roda os jogadores um de cada vez começam a falar palavras com essa letra e pode anotar em uma folha ou não.

 

Não pode repetir nenhuma palavra, então o jogo pode acontecer até que algum jogador não consiga dizer mais nenhuma. 

 

Obs: Já brinquei bastante disso, ainda mais quando pego trânsito, a hora passa que você nem percebe. 

 

9 – IMAGEM E AÇÃO

Que tal trabalhar nossas habilidades artísticas? No jogo imagem e ação é exatamente o que vamos fazer. Enquanto um desenha os outros devem descobrir o que está sendo desenhado. Pode ser de coisas simples até nome de desenhos, filmes e etc.

 

10 – AMBIENTE EM FORMA

Vamos brincar de transformar nossa casa em formas geométricas? Para isso é simples. Escolha um local da sua casa e transforme esse local em desenho usando formas geométrica.

 

Se gostou desse post deixe o seu comentário aqui abaixo.

 

Post escrito pelo professor Mauro Custódio (@mauro2fitness) e Reinaldo Jr (@professoresmemoraveis)

 

Baixe os materiais clicando abaixo:

modelos dos jogos com papel e caneta
10 DICAS DE JOGOS COM PAPEL E CANETA

 

Pin It on Pinterest