Dinâmicas de volta às aulas

Dinâmicas de volta às aulas podem ser acompanhadas de euforia entre os alunos.

São dias de reencontros, de conhecer novos amigos, de rever os velhos amigos, de contar como foram às férias, então, as dinâmicas de volta às aulas podem te ajudar, caso contrário, você sofrerá os impactos de não ter essas estratégias. 

Confira a nova dinâmica de volta as aulas – Matemática colorida 

Demora um tempo para que todos se adaptem novamente a rotina de aula, os alunos chegam com a “corda toda”, a energia das férias ainda em alta, leva um tempo para entrarem no ritmo da escola.

Portanto, nessa fase de adaptação, é importante receber esses alunos com dinâmicas de volta às aulas que facilitem a integração e socialização da turma.

 

Eu adoro as dinâmicas de volta às aulas, para você ter uma ideia faço dinâmicas até na chamada. Como resultado, tenho um melhor engajamento dos escolares. 

 

 

 

Organizei uma seleção de dinâmicas de volta às aulas que venho desenvolvendo com o objetivo de receber bem os alunos, já foram testadas e aprovadas pelas crianças, garantido o sucesso dessas atividades. Dessa forma, não restam dúvidas sobre os efeitos. 

 

Razões para aplicar essas dinâmicas de volta às aulas 

Quero aqui propor algumas reflexões sobre as intenções dessas práticas.

Em primeiro lugar, deixa o ambiente acolhedor e receptivo. Facilita uma boa impressão pelos alunos. Porque ninguém gosta de um lugar ruim.

Em segundo lugar, quebra o gelo, consequentemente, gera alegria no espaço escolar.

Como diz William Shakespeare: “A alegria evita mil males e prolonga a vida”

Em terceiro lugar, conecta o corpo e a mente em uma atividade diferente, saindo da monotonia do dia a dia na escola. 

Resumindo, existem muitos motivos para aplicar essas dinâmicas. Sobretudo, basta que faz você ser admirado e respeitado. 

 

Dinâmicas de volta às aulas (5 ideias memoráveis)

Existem boas dinâmicas de volta às aulas, no entanto, essas são memoráveis. 

1 – Seja bem vindo

O próprio nome da dinâmica já diz o que vem a ser essa experiência para os alunos no começo do ano. Porque todos querem ser bem recebidos.

 

foto: Professores memoráveis

Material: Novelo de lã.

Objetivo: Promover a socialização e recepção dos alunos na volta ou início das aulas.

Desenvolvimento: O primeiro aluno ao chegar na sala irá ficar com a ponta do novelo de lã, os demais irão pegar o mesmo novelo de lã, só que será em outra parte e deverão sentar nos seus lugares, dessa forma, quando todos os alunos estiverem na sala terá um emaranhado como se fosse uma teia de aranha, e a partir daí o último deverá ir enrolando o novelo até chegar no próximo, no qual deverá dar um abraço e dizer seja bem vindo.  

Dica: Fica mais fácil se tiver algo para enrolar o novelo.

 

2 – Meu(minha) colega de turma

Dinâmica Meu colega de turma

Muitos alunos podem ficar com vergonha de se apresentar para a turma, no entanto, quando o amigo(a) tem a missão de apresentar as suas preferências e gostos fica mais fácil vencer a timidez de falar em público, pois estará apresentando o outro.

É uma excelente dinâmica para o início do trabalho, pois possibilita que o professor e a turma conheça cada um. Assim o professor pode trazer conteúdos relacionados com o contexto que as crianças estão inseridas. Para os alunos isso pode facilitar a socialização e convívio.

Dica: O professor também pode participar das dinâmicas de volta às aulas, isso cria uma conexão maior com os alunos.

Material: Nenhum.

Objetivo: Quebrar o gelo, promover a socialização e descobrir os gostos e preferências de cada um.

Desenvolvimento: Os alunos ficarão dispostos em duplas, cada um terá que apresentar o outro colega para a turma. Dessa forma terão 10 minutos aproximadamente para se conhecerem, poderão fazer algumas perguntas, como:

Qual é o seu nome? O que mais gosta de fazer? Comida preferida? Brincadeira que mais gosta? Livros? programas de tv? Canais do youtube  que assiste? Entre outros.

Para facilitar leve as perguntas e entregue para eles, ou escreva na lousa.

É interessante perguntar para eles o que mais eles gostariam de saber um do outro, ou falar curiosidades que gostariam que o amigo(a) dissesse sobre ele(ela).

 

Vamos para mais 3 dinâmicas memoráveis 

 

3 – Afetividade

Material: Nenhum, porém se mostrar as imagens fica mais fácil a compreensão.

Objetivo: Quebrar o gelo, desenvolver a afetividade e socialização.

Desenvolvimento: Em duplas os alunos deverão sinalizar com os dedos das mãos, os números de 1 à 3 ao mesmo tempo, similar ao “Jokenpô”. Cada número equivale a uma ação, que deve ser reproduzida quando os números escolhidos pelos alunos coincidirem.

Número 1: deverão olhar nos olhos do amigo (a).

Número 2: terão que cumprimentar com as mãos.

Número 3: deverão dar um abraço.

Dinâmica da afetividade

 

Dica: Trocar as duplas após um tempo.

 

4 – Meu amigo(a) vai pagar “mico”

 

Dinâmica meu amigo(a) vai pagar mico

Interessante para quebrar o gelo, divertimento e final da aula.

Material: Folhas e canetas.

Objetivo: Respeito entre os amigos de sala para que se coloquem no lugar do outro, ou seja, tenham empatia pelos demais. Pode ser utilizada também como forma de diversão.  

Desenvolvimento: Organizados em roda, os alunos deverão pegar uma folha e escrever o seu nome, em seguida virar a folha e escrever o mico que o colega a sua esquerda deverá pagar.

Quando todos terminarem deverão colocar a folha no chão com o lado do seu nome para cima, depois disso, deverão passar a folha para o lado esquerdo.  

A grande virada dessa atividade é que cada um deverá pagar o mico que escreveu para o colega. Caso o tempo seja curto, o professor poderá criar grupos de 5 ou 6 alunos, nesta situação cada um faz no seu grupo.

Dica: As dinâmicas de volta às aulas podem ser acompanhadas de uma reflexão, basta promover esse bate papo ao final, no caso dessa, não desejamos para o outro, aquilo que não desejamos para nós mesmos.

 

Última dinâmica desse post

Porém, você pode ter uma surpresa ao final. confere ai. 

 

5 – Sala de aula receptiva

 

Meninas Pulando amarelinha

 

Os Primeiros dias de aula são cruciais para uma boa recepção a primeira vista. Em outras palavras, é importante criar um ambiente acolhedor, em que todos sintam alegria no espaço escolar.

As dinâmicas de volta às aulas podem te ajudar a conhecer a turma, diversificar as aulas, quebrar o gelo, engajar e motivar os alunos.

Material: Para a cama de gato você vai precisar de barbante, ou elástico. A amarelinha vai depender do que você vai fazer, desde riscar o chão com giz, adaptar o papelão com o desenho ou outro material.

Objetivo: Conectar o corpo e a mente em uma atividade diferente e que saia da monotonia do dia a dia na escola.

Desenvolvimento: Uma das ideias é montar uma cama de gato na porta (colocar um elástico ou barbante para que dificulte um pouco a entrada dos alunos na sala, isso quebra o padrão que estão acostumados. Monte uma amarelinha perto da porta da sala,  assim que o aluno chegar terá que pular para entrar.

Essa é a uma das minhas dinâmicas de volta às aulas preferidas. Qual é a sua? 

Você pode estar em busca de mais dinâmicas como essas, recomendo que adquira o e-book de dinâmicas para a sala de aula.

Dica: Não limite sua criatividade com essa estratégia, diversifique os métodos de fazer os seus alunos entrarem em sua aula.
Olha como essa professora faz isso!

https://youtu.be/uidfLWHPCIU

 

Eu verdadeiramente acredito que o conhecimento que tem dentro deste livro pode transformar a sua maneira de impactar a vida de seus alunos. Tem o foco de transformar as situações comuns em atos duradouros, modificando corações, mentes e ações.

 

                                      Compre agora esse e-book completo de dinâmicas, clica na imagem.

 

Se gostou desse post deixe o seu comentário aqui abaixo, será um prazer ter esse feedback e bater um papo com  você.