fbpx

A Dinâmica Incrível para a sala de aula foi baseada no filme “Os incríveis 2″que é um filme de super heróis que preserva a essência da família, por isso merece uma atenção maior por nós educadores, além de tratar de questões da vida adulta, igualdade entre homens e mulheres em diferentes situações de responsabilidades, fala sobre maturidade, trabalho, cuidados com o lar, realização pessoal de uma forma simples que passa a ser até despercebida.

Além de trazer diversos debates a respeito da vida cotidiana, esse filme intriga os adultos e diverte as crianças. O roteiro de Brad Bird inverte os papéis segundo os valores tradicionalistas cultivados por séculos nas famílias da sociedade, questiona o “padrão” de que as mulheres devem cuidar da casa enquanto o homem deve trabalhar. Apesar do filme trazer essa grande polêmica, não explora com profundidade esse tema, visto que foi feito para o público infantil, mas apresenta princípios em que, ao menos, provoca uma reflexão para que as crianças (e os adultos) pensem e reflitam de alguma forma sobre o assunto.

Da mesma maneira, foi inserida na animação uma outra questão que deixa qualquer pessoa preocupada nos dias atuais, a relação que temos com a tecnologia. Através do vilão “o Hipnotizador” fica claro que a discussão envolve o vício em telas, como TVs, celulares, computadores, etc.  Sem dúvida sofremos influências dos meios digitais o tempo inteiro e isso implica diretamente no desenvolvimento e aprendizagem.

Por isso vale a pena essa reflexão com as crianças na escola, e a sua grande vantagem nesse debate pode ser a  utilização desses super-heróis nas atividades em sala de aula. Pensando nisso umas das maneiras mais efetivas de fazer isso é através de uma dinâmica.

Leia também: 5 Dinâmicas de volta às aulas.

Quero te apresentar a dinâmica incrível – Super heróis versus hipnotizadores. Dinâmica adaptada do filme: Incríveis 2.

Dinâmica Super heróis versus hipnotizadores

Dinâmica: Super heróis versus hipnotizadores

 

Materiais: Óculos personalizados com EVA (opcional) “preto para os heróis e cinza para os vilões”, prêmios (sugestão: balas, pirulitos e doces diversos), perguntas e respostas sobre a disciplina.

 

Objetivo: Dinamizar o estudo, tornar o aprendizado mais divertido. Além disso, conscientizar os alunos sobre as distrações das telas (tvs, smartphones, tablet, etc.). Essa reflexão deve ser feita em forma de bate papo.

 

Desenvolvimento: No início os alunos deverão elaborar de 5 a 10 perguntas com respostas da sua disciplina. Após isso a turma será dividida em três equipes, duas de heróis e uma de vilões “hipnotizadores”. Um de cada equipe será escolhido para disputar no “Jokenpo” (pedra, papel e tesoura), quem perder será do grupo de hipnotizadores.

A ideia é fazer os hipnotizadores serem os vilões, pois o objetivo deles é trocar de lugar com outra pessoa de qualquer equipe. E como eles  trocarão de lugar? Simples, o hipnotizador vai fazer uma pergunta para qualquer herói, caso ele não saiba responder, e o hipnotizador responder corretamente, os dois irão trocar de lugar, o herói passará para a equipe dos vilões e vice-versa.

Caso o herói acerte a pergunta poderá escolher um super poder dos (Incríveis) para ser a sua proteção contra os hipnotizadores, ou seja, a cada acerto ele ganha o direito de errar uma pergunta e continuar na sua equipe. O divertido e escrever o nome dos alunos na lousa e colocar o seu super-poder escolhido ao acertar a pergunta.

Um integrante da equipe de heróis (A) irá perguntar para o(a) integrante da equipe de heróis (B) e vice-versa, depois a equipe dos hipnotizadores fará uma pergunta para cada equipe.

 

Poderes a serem escolhidos pelos alunos que acertarem:

Sr. Incrível – Super força.

Sra. Incrível – Elasticidade e remodelar seu corpo em uma variedade de formas (se tornar um paraquedas ou um barco, do tipo bote inflável).

Flecha – Super velocidade.

Violeta – Invisibilidade, criar campos de força

Zezé – Possui 17 poderes (forma de demônio, vibração molecular, auto-combustão, manipulação de tamanho, imitação, corpo em metal, eletrocinese, atravessar paredes, força e resistência sobre-humanas, subir paredes, imitação de borracha, multiplicação, teletransporte, viagem interdimensional, olhos laser, telecinese e levitação).

Gelado – Gera jatos de gelo.

Void – Controlar o espaço e tempo.

Reflux – Refluxo ácido.

He-lectryx –  Controla a eletricidade.

Compactor – Super força.

 

Pergunta para reflexão: 

Quais são os problemas de ficar muito tempo na frente das telas (Tvs, Smartphones, tablets, notebooks, etc)? Isso pode prejudicar os seus estudos?

 

Se gostou dessa dinâmica deixe o seu comentário aqui abaixo, será um prazer ter esse feedback e bater um papo com  você.

Pin It on Pinterest