Uma certa vez uma professora que me deu aula criou um desafio. Quem acertasse a tabuada ganharia pirulitos, não era uma competição, era um desafio para cada um, quem errasse não ganharia, só posso dizer que naquela época foi extremamente motivador para mim. Por isso estudei muito a tabuada, me preparei para o desafio, pedia para todos perguntarem a tabuada para mim. Meu pai, minha mãe, meus primos, meus tios (2×2, 5×7, 9×6) e assim foi até o dia da prova oral. Eu ainda estava na (3ª série) hoje 4º ano, ganhei 6 pirulitos, pois respondi 6 perguntas certas. E qual foi a lição que tirei disso?
A dinâmica da professora despertou meu interesse em aprender. A atitude da professora foi simples, mas fez a diferença para mim. Eu não entendia bem o objetivo dela naquela época e nem pude agradecê-la, hoje não faço ideia de onde ela esteja. Esses são os professores memoráveis, ensinam e deixam os impactos positivos causarem seus efeitos, não importa o tempo que passe, eu nunca vou me esquecer dessa experiência na minha vida. Veja também: 5 Dinâmicas para volta às aulas.
Decorar a tabuada não era algo tão motivador assim para mim e nem tão legal e prazeroso de estudar, assim como muitas disciplinas na escola, porém quando tinha um desafio, uma diversão, uma pausa ativa, ficava interessante qualquer aula e até qualquer disciplina. Eu verdadeiramente acredito que o conhecimento que tem dentro deste livro pode transformar as situações comuns em momentos inesquecíveis, modificando corações, mentes e ações no contexto educacional.