fbpx

Esse livro é excelente, imagine se for utilizado da maneira certa na educação!

O grande vilão: A falta de tempo. Geralmente, acontece isso com você?

ACABARAM AS FÉRIAS… MEU DEUS PASSOU VOANDO… O QUE EU VOU FAZER NA VOLTA ÀS AULAS? PORQUE O TEMPO PASSOU TÃO RÁPIDO?.. SE VOCÊ TEM ESSA SENSAÇÃO. DÁ UMA LIDA NESSA MATÉRIA SOBRE A TRÍADE DO TEMPO.

Algumas semanas antes da volta às aulas mergulhei no livro A Tríade do tempo, de Christian Barbosa, e tive uma grande surpresa: cada página que passava eu sentia como se o autor soubesse sobre a minha desorganização. Como podia uma pessoa desconhecida traduzir melhor do que eu as minhas próprias angústias de não ter tempo para realizar nada?

Capa do livro da Tríade do tempo

E o que é essa tal de tríade do tempo?

Antes de responder a essa pergunta, quero expressar que o tempo é essencial para um professor, mas o grande desafio é saber administrá-lo. “Será que eu sei”? Foi essa a pergunta que eu me fiz antes de começar a ler esse livro.

Um amigo (Ubiratan) me indicou a leitura, quando eu lhe disse que o meu problema para realizar o que gostaria era a falta de tempo. Porém o tempo não me faltava, simplesmente não era bem administrado.

Conciliando vários empregos e correndo de um lado para o outro, estresse, insônia, dor de cabeça constante, fazendo várias atividades simultaneamente (o famoso equilibrista de pratos), percebi que precisava parar para refletir um pouco sobre a minha vida.

Eu, educador físico, estava completamente sedentário, mesmo sabendo precisamente as consequências de não praticar exercícios físicos. E a desculpa era sempre a mesma,  a falta de tempo.

Para se ter uma ideia na “falta de tempo” eu demorei para começar a ler esse livro, a desculpa não preciso dizer mais qual era.

Comecei a ler e percebi logo de início que gerenciar o tempo é nada mais que a habilidade de fazer escolhas. Como assim?

O poder da escolha. Mudar e ter sucesso depende apenas de você.

É isso mesmo, somos nós que escolhemos aquilo que vamos fazer, ou você não decide nada sobre sua vida? Você decidiu ser professor, escolheu essa profissão maravilhosa por conta de ter passado em sua vida alguns professores fantásticos, outros nem tanto, mas garanto que se você está lendo até agora o que tenho a dizer, você é como eu, que sempre está buscando se atualizar, lendo conteúdos em blogs, sites, livros que te agregue valor e te ajude a ser um professor ainda melhor.

Quando comecei a ler o livro meu objetivo era ganhar mais tempo, saber me organizar melhor, pois estabeleci que neste ano de 2017 seria mais organizado. Só que aconteceu um efeito inverso, ou melhor, eu comecei a enxergar como eu era mais desorganizado do que imaginava.

O problema a partir desse ponto era de aceitar isso como verdade ou não fazer nada a respeito. Mas fiz melhor, encarei a minha desorganização como algo temporário, estabeleci a meta de mudar com a leitura do livro e com meu comprometimento em executar o que está proposto na Tríade do tempo.

Aliás, o que é a tríade do tempo?

É basicamente uma metodologia que divide o tempo em três esferas: urgente, importante  e circunstancial.

A esfera da urgência “trata-se do maior problema da falta de tempo, tão enraizada no nosso padrão de vida que já se tornou algo normal, e não uma exceção, como deveria ser. No Brasil, é comum o hábito de deixar tudo para a última hora. É algo cultural. Muitos são adeptos até mesmo da famosa “transa rapidinha”. Se está faltando tempo até para momentos mais prolongados de intimidade, imagine para o resto…”

A esfera da Importância engloba todas as atividades que verdadeiramente fazem a diferença na sua vida. Como o próprio nome já diz, IMPORTANTE.

Comece a se perguntar:

Quais pessoas são importantes na minha vida?
Como você gostaria de viver?
Quais sonhos você gostaria de realizar?
Qual é a sua missão de vida?
O que você precisa mudar?
Como posso ser um professor melhor a cada dia?
A esfera Circunstancial é a mais perigosa de todas, quando você coloca sua vida e seu destino nas mãos da sorte, do que der e vier, permite que as circunstâncias façam escolhas por você, deixa que os outros decidam seu caminho.

“Muitos passam a vida entre as urgências e as circunstâncias. Aqui se encontram os maiores casos de estresse, pois essas pessoas absorvem, além das urgências, todas as circunstâncias que aparecem. Geralmente, dizem poucos “não” e quase não têm hábito de planejamento”.

A melhor maneira de prevenir as urgências é o planejamento, então planeje, planeje, planeje, pois assim você consegue evitar a urgência de amanhã. UM PROFESSOR QUE NÃO PLANEJA SUA AULA ACABA PERDENDO PARA AS AÇÕES DE URGÊNCIA, COMO GRITOS (QUE NÃO FUNCIONAM), ESTRESSE, ALUNOS INDISCIPLINADOS E MAIS UMA INFINIDADE DE CHATEAÇÕES.

Mas muita calma, a culpa ainda não é sua para tudo isso que acontece. Você já sabia sobre isso? ou já tinha conhecimento e nunca pensou em planejar suas aulas?  a partir do momento que você aprende que isso pode mudar completamente o rumo da sua aula, que pode verdadeiramente causar impactos positivos na vida das pessoas que ensina, você fica mais presente para o compromisso de contribuir com seu potencial na educação de seus alunos. Imagine que quando você planeja sua aula a chance de dar certo é muito maior, além disso é um tempo da sua vida que está passando dentro da escola, um momento único, e por isso não volta mais, já pensou que pode ser memorável para você e para os seus alunos? Não é só a vida dos seus alunos que está em jogo, é a sua também.

“A coisa mais divina que há no mundo é viver cada segundo como nunca mais.”

VINICIUS DE MORAES

Bom, mas como o  foco aqui não é falar exclusivamente do planejamento, pois teríamos que criar um artigo somente sobre isso e mesmo que o livro de forma clara mostra que o planejamento é primordial na organização e na vida de qualquer indivíduo. A essência do livro é que as pessoas precisam fazer uma verdadeira administração pessoal.

E como isso funciona?

O autor te desafia a praticar os cinco princípios-chave: Descarregar, Planejar, Antecipar, Priorizar e Equilibrar.

Descarregar
Para administrar todas as demandas e sua cabeça não pirar, você precisa descarregar tudo que é prioridade em uma folha de papel. Infelizmente não conseguimos armazenar nossas prioridades na memória, ela pode falhar, por isso é importante essa tarefa.

2. Planejar

Esse princípio pode ser realizado com mais facilidade depois que a sua mente foi descarregada. Planejar é a melhor forma de ganhar tempo, pois não existe administração pessoal sem o planejamento.

3. Antecipar

O estresse começa quando você deixa uma tarefa importante para última hora, assim a tarefa se torna urgente, não adianta adiar tarefas que cedo ou tarde terão que ser executadas, a melhor forma é antecipar.

Antecipar é um conceito simples e óbvio, mas que muitas vezes é esquecido ou ignorado.  Quando estamos atentos para os possíveis problemas, podemos antecipar as ações para resolvê-lo o quanto antes, assim evitamos alguns imprevistos. Já ouviu falar na Lei de Murphy? Você tem que adquirir o hábito de antecipar as coisas na sua vida de forma a reduzir suas urgências e aumentar as situações importantes.

4. Priorizar

Priorizar significa ordenar a execução das suas tarefas e compromissos.

“Durante o planejamento, você perceberá que o processo de priorização é vital para o seu dia a dia. Quando você faz determinada tarefa e deixa outra de lado, está na verdade priorizando uma coisa em detrimento de outra. O que você fez, naquele momento, era mais importante do que a outra tarefa posta de lado”.

Equilibrar
A metodologia da tríade o conceito de dar sentido ao dia a dia. É muito prazeroso quando terminamos o dia e temos a sensação de que valeu a pena, e isso só acontece quando nossas atividades estão de acordo com nossas metas, com nossa identidade e com as coisas que nos trazem equilíbrio. Isso é viver seu tempo com sabedoria, fazendo valer a pena, e não apenas com a correria a que estamos acostumados.

O objetivo é saber dosar, dar tempo ao trabalho, ao lazer, à família, a tudo o que é importante para você. Quando planejar e priorizar suas tarefas, lembre-se sempre de perguntar se elas estão de acordo com o que equilibra você.

Não se arrependa do passado. Não prometa fazer no futuro. Faça o presente valer a pena.

Aliás, presente não tem esse nome à toa, certo?

QUAL É O MELHOR PRESENTE QUE VOCÊ PODE DAR EM SUAS AULAS?

Conte aqui nos comentários…

Se esse conteúdo te ajudou de alguma forma, compartilhe com os professores memoráveis!!!

Pin It on Pinterest