fbpx

UM POUCO DE HISTÓRIA

Eu andando de bicicleta quando tinha 5 anos de idade.

Cresci em um ambiente rico em estímulos, corria de um lado para o outro, rolava na terra, na grama, tive a oportunidade de brincar na rua durante a minha infância. Com isso pude aprender e explorar melhor minhas habilidades de forma natural, infelizmente, hoje, percebo que muitas crianças não têm a mesma oportunidade.

Sou o Reinaldo Junior, professor e criador do “Professores Memoráveis” e vou contar a você um pouquinho de como cheguei até aqui. Como todo mundo, eu tive professores, os quais, de alguma forma, proporcionaram-me ensinamentos com seus conteúdos, mas os melhores deixaram um legado em minha vida.

O inconformismo me move, nem tudo deve permanecer como é, intangível e inerte. Isso desperta a minha vontade de inovar, descobrir o novo, buscar uma nova solução para um problema comum. Assim me mantenho sempre contente, mas nunca satisfeito.

Como seria minha vida sem alguns professores memoráveis!? Difícil pensar nisso, já que me deixaram marcas positivas presentes até hoje. Pensando nisso, decidi agradecê-los neste site, talvez alguns deles eu não consiga agradecer pessoalmente.

O tempo passou e só agora percebo como foi imprescindível a passagem deles em minha vida. E para alguns, como é maravilhoso poder estar perto e aprender com eles constantemente.

Vou começar falando dos meus pais, sim, considero meus pais os meus primeiros professores, muito do que sou, ou melhor, quem eu sou hoje foi consequência do esforço e dedicação constante deles em minha educação.

Professora Memorável (Rose)

Foi minha professora de Educação Física no ensino fundamental, durona, não dava moleza para os alunos, pegava no pé, cobrava para que todos fizessem os alongamentos da forma correta.  A princípio eu não gostava dela, porque não queria ser cobrado a toda hora, mas com o passar do tempo percebi que ela só queria o melhor de cada um.

Decidi entrar para a turma de atletismo da escola e fiquei em segundo colocado no salto em altura na disputa do Ibirapuera – Rose vibrou com isso – foi ali que percebi sua intenção, ela tornou-se memorável em minha vida, entendi todas as suas cobranças, seu jeito, sua vontade de fazer a diferença, aquela conquista não foi só minha, foi dela também, pois ali ela conquistou algo maior do que aquele resultado que eu obtive, isso foi só o resultado, a jornada para tudo isso que aconteceu é o grande ponto dessa história. Ela conquistou um aluno admirador, passou como um filme na minha cabeça, depois disso, tudo fez sentido, inclusive a escolha da minha profissão.

Sou Professor de Educação Física.

 

Professor Memorável (Pedro)

Foi meu professor no ensino fundamental com a disciplina de português e literatura. A princípio nunca gostei muito de português, hoje sinto na pele quando não sei escrever alguma palavra ou tenho dúvida na hortografia (ortografia) eu sei que não é com (h), quem não tem uma dúvida de vez enquanto?, sempre pesquiso no google, rs. Às vezes a palavra é tão simples e eu não lembro mesmo como escrever.

O professor Pedro conseguiu fazer a turma toda recitar um poema, na verdade dois. Todos os alunos decoraram o poema, mas ele foi além, queria a interpretação dos alunos no poema,  a compreensão de cada termo, bem como sua correta pronúncia, assimilação da pontuação para fazer as pausas adequadas. Memorização, não queria apenas a “decoreba” do poema, queria que isso fosse simultâneo com a interpretação, então tínhamos que começar pela primeira estrofe, treinávamos até ficarmos bons, depois íamos para a segunda e assim sucessivamente, depois repetia o processo.

Nesse período aprendi muito, entendi que o treino constante faz você aprender de forma mais efetiva e gravar o conteúdo  por muito tempo, ou para sempre. Como é o caso desses dois poemas. Só pra constar, também achava esse professor super “chatão”. Como as coisas mudam, não?

Se estiver curioso pra saber quais foram os poema, segue abaixo.

1º Poema

Há quem diga que todas as noites são de sonhos.
Mas há também quem garanta que nem todas, só as de verão. No fundo, isto não tem muita importância.
O que interessa mesmo não é a noite em si, são os sonhos. Sonhos que o homem sonha sempre, em todos os lugares, em todas as épocas do ano, dormindo ou acordado.

William Shakespeare , Sonho de uma Noite de Verão.

 

2º poema 

O ALBATROZ

Às vezes, por prazer, os homens da equipagem

Pegam um albatroz, imensa ave dos mares,

Que acompanha, indolente parceiro de viagem,

O navio a singrar por glaucos patamares.

 

Tão logo o estendem sobre as tábuas do convés,

O monarca do azul, canhestro e envergonhado,

Deixa pender, qual par de remos junto aos pés,

As asas em que fulge um branco imaculado.

 

Antes tão belo, como é feio na desgraça

Esse viajante agora flácido e acanhado!

Um com o cachimbo, lhe enche o bico de fumaça,

Outro a coxear, imita o enfermo outrora alado!

 

O poeta se compara ao príncipe da altura

Que enfrenta os vendavais e ri da seta no ar;

Exilado no chão, em meio à turba obscura,

As asas de gigante impedem-no de andar.

CHARLES BAUDELAIRE – (Paris, França)

 

Professora Memorável (Josiene de Lima Mascarenhas)

Acho que todos os professores que eu admiro hoje em dia, no começo eu não gostava. Criei um pré-julgamento antes de conhecer a pessoa  e depois quando conheci, vi que não é bem do jeito que imaginava, depende muito da interpretação do “não gostar”.

Por que eu criei esse pré-julgamento? Do ensino médio fui direto para a faculdade, então acredito que ainda não tinha uma maturidade acadêmica formada.

A professora Josiene começou a me dar aula quando eu estava no terceiro semestre da faculdade, eu já tinha mudado alguns aspectos, mas estava ainda em um período de transição.

Ela desde o início se mostrou diferente dos outros professores, exigia mais dos alunos e é claro que eu não gostava disso, não que eu fosse uma pessoa rebelde, mas achava que a faculdade era o mesmo “oba oba…” do ensino médio, sem muitas cobranças ou obrigações . E se ela estava cobrando tanto, mais do que os outros professores é que ela “Não gosta dos alunos” “Queria prejudicar todos com tanto conteúdo”. Bom, era assim que eu pensava.

Percebi que eu estava enganado, durante um seminário individual ela me deu tantas dicas que me ajudaram a me tornar melhor, e as perguntas que eu fazia ela sempre me respondia da melhor forma para tirar minhas dúvidas. Mudei totalmente o meu conceito a respeito dela e comecei a me interessar mais pelas disciplinas que já gostava e a professora conseguiu despertar a minha vontade de aprender mais sobre desenvolvimento motor e aprendizagem motora.

E o que mudou depois disso? Pedi a orientação dela para o meu trabalho de conclusão do curso. E assim foi que aprendi muito mais do que eu imaginava aprender na faculdade. após a graduação na faculdade comecei uma pós na USP por indicação dessa minha professora memorável.

Tive muitas experiências, oportunidades e agradeço muito por ela ter acreditado em mim desde o começo,  a professora mais comprometida com o seu trabalho, só tenho a dizer que a Josiene foi a minha melhor professora na faculdade.

 

Professor Memorável (André Soares Trindade)

Outro professor da faculdade que no início  não tinha nada contra e nem a favor. Os alunos estavam todos revoltados, querendo fazer abaixo assinado para tirar todos os professores da faculdade, que loucura não!? E esse professor foi um dos que conseguiu mudar a visão da galera, só pra constar, até ele estava na lista. E isso aconteceu por volta do 7º período da faculdade, faltava apenas 2º semestre para a turma se formar.

Resolvemos desistir dessa ideia, e por incrível que pareça esse professor tornou-se o melhor professor no 8º período, tanto que foi convidado para ser o paraninfo da turma. Eu não votei nele rs. Porque meu voto já era da professora acima “Josiene”, mas também achei legal ele ter sido o escolhido.

O grupo que eu fazia parte criou uma grande amizade com esse professor, eu entre todos do grupo era o mais distante, também tinha a amizade, mas não como os outros em quesito de afinidade.

O representante de sala e meu grande amigo Mauro Cústodio foi a pessoa que conversou sobre abaixo assinado com os professores, mais propriamente com o André. O fato é que isso depois foi esclarecido e não foi pra frente.

Próximo de acabar o semestre o Mauro chegou em mim e disse que o André tinha o  convidado a conhecer o seu trabalho na piscina com as crianças especiais, eu disse “que bacana cara. Você vai?” Ele me disse que não poderia ir, pois tinha passado no concurso público, só que não sabia como dizer isso para o professor. Eu disse – é melhor você falar a verdade, tenho certeza de que ele vai entender.

Eu estava saindo da sala com o Mauro quando o André chegou e perguntou pra ele. Como ele disse que não poderia,  na mesma hora o André virou-se pra mim e disse – e você Reinaldo, quer ir lá conhecer?

Eu nunca tinha imaginado na minha vida trabalhar com pessoas com deficiência.

Aceitei e um mundo de possibilidades se abriu no meu caminho.

O Mauro fez uma escolha, não quero dizer se foi errado ou certa, mas foi a dele, cada um tem a sua. E se o blog fosse pra falar de amigo memorável esse seria um deles.

Continuando… O que aconteceu depois disso, me formei na faculdade, Faço parte da ONG -Grupo Fazer o Bem que organiza palestras mensais para pais e profissionais de crianças, jovens e adultos com deficiências. Fui pra Cuba junto com o André e a Fernanda (grande amiga e professora) para fazermos uma pós graduação em Educação Inclusiva e Respeito a diversidade.  Fui pra Cuba a segunda vez para fazer outra pós graduação, que foi em Psicomotricidade infantil e estimulação do potencial de desenvolvimento.  Juntos de uma grande e maravilhosa equipe organizamos o “1º Congresso Internacional de Educação Especial 2015”  o 2º Congresso Internacional de Educação Especial 2017”. E em 2019 vamos organizar o terceiro. informações na página no face: https://www.facebook.com/GRUPO-FAZER-O-BEM-731647676909072/?ref=bookmarks

Enfim, se eu fosse escrever sobre cada professor que passou na minha vida, com certeza daria um livro, rs. Mas o objetivo é falar dos que marcaram muito as minhas escolhas, daqueles que influenciaram em todas as decisões que eu fiz.  Por isso agradeço todos os professores que fizeram parte do meu aprendizado contínuo. Mesmo aqueles que não marcaram profundamente como estes, pode ter marcado em algum detalhe específico. Cada um com seu jeito pode ter marcado outro aluno, mais do que eu.

Bom, quero lhe dizer agora sobre o propósito desse blog.

Acredito que todos têm os seus Professores Memoráveis, aqueles que marcaram a sua vida, fizeram a diferença em algum aspecto, transformaram suas ideias e vontades em realidade. Que te ajudaram ou ajudam no seu sonho, seja na manutenção ou realização. Quando propósitos se alinham a mágica acontece.

Para você que já é memorável ou que deseja  tornar-se cada vez mais reconhecido pelo que faz, quer ser o impacto positivo na vida dos seus alunos,  eu te digo que  me comprometo a te ajudar nessa busca da sua melhor versão como professor. Você só precisa acompanhar as postagens, ficar ligado no blog e se inscrever para receber as melhores dicas.

Obrigado Professores Memoráveis  – Reinaldo A Jr (raj)

RESUMO DA FORMAÇÃO ACADÊMICA:

– 2013 – GRADUAÇÃO – Licenciatura e Bacharelado em Educação Física – Faculdade do Clube Náutico Mogiano.
Iniciação científica – A influência de uma intervenção motora no desempenho motor de escolares.
– 2014 – PÓS-GRADUAÇÃO – Inclusión Educativa y Atención a la Diversidad – Universidad de Ciencias Pedagógicas “Enrique José Varona”. La Habana, Cuba.
– 2015 – PÓS-GRADUAÇÃO – Psicomotricidad Infantil – Instituto Nacional de Deporte y Recreación – CUBA.
– 2016 – PÓS-GRADUAÇÃO – Aprendizagem Motora – Universidade de São Paulo – USP. Pesquisa – Assimetria de desempenho intermanual em crianças com Síndrome de Down em comparação a crianças com desenvolvimento típico.
– 2017 – PÓS-GRADUAÇÃO – Neuromotricidad Infantil con Mención en Natación Terapéutica – Universidad de Ciencias Pedagógicas “Enrique José Varona”. La Habana, CUBA.
– 2018 – GRADUAÇÃO – Licenciatura em Pedagogia – Universidade Cruzeiro do Sul.

RESUMO DA EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL:

– Nov/2013 até o presente – Professor de natação para crianças, jovens e adultos com necessidades específicas do desenvolvimento – Oásis Esportes.
– Mar/2014 até o presente – Membro da ONG Grupo Fazer o Bem.
– Jan/2015 até o presente – Professor de educação física na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) – Mogi das Cruzes.
– Set/2015 – Membro da organização do 1º Congresso Internacional de Educação Especial 2015.
– Out/2017 – Membro da Organização do 2º Congresso Internacional de Educação Especial 2017 e convidado para ministrar curso de Jogos e Brincadeiras.
– Out/2019 – Membro da Organização do 3º Congresso Internacional de Educação Especial 2019.

RESUMO DAS QUALIFICAÇÕES

– Criador do projeto “professores memoráveis”.
– Palestras: “Atividade física para pessoas com TEA” e “A contribuição dos jogos e brincadeiras na inclusão escolar”.
– Idioma: Espanhol fluente.
– Participação em diversos cursos, seminários, congressos sobre educação especial e inclusão escolar.

Pin It on Pinterest