Todas as dinâmicas: 

 

Neste post você irá encontrar os links de todas as dinâmicas para a sala de aula. 

 

Dinâmicas – Pausas Ativas

 

Todas as dinâmicas aqui presentes poderiam se encaixar como pausas ativas, porém, algumas delas têm objetivos diferentes. Coloquei aqui as práticas que podem despertar o interesse dos alunos em diversas situações. Na minha opinião, na escola deve existir momentos ociosos apenas no recreio (intervalo), na hora da aula não. Prefira ter algo para contribuir no início, meio e fim da sua atuação em sala, ou fora dela.

 

Dinâmicas – Atenção

 

A atenção é uma habilidade que pode ser treinada, por isso é importante começar com atividades mais básicas e aos poucos ir aumentando a dificuldade. O treino da atenção também melhora o raciocínio lógico, a memória, o aprendizado e a concentração, por aumentar o foco em determinada tarefa.

 

Dinâmicas – Quebra Gelo

 

Dinâmicas de quebra gelo visam tirar as pessoas daquele momento de tensão, no qual todos ficam quietos quando não conhecem ninguém do grupo, e então, não ficam a vontade para participar das atividades. No entanto, com essas estratégias você pode rapidamente integrar todos os envolvidos e proporcionar o início de grandes amizades.

 

Dinâmicas – Gameficação

 

A gameficação tem origem do termo em inglês “gamefication”, e trata-se de estratégias de jogos virtuais para a vida real. Nesses jogos você coloca elementos como bonificações, desafios e até níveis de dificuldades, assim como nos diversos games. Por consequência melhora o engajamento, pois tem intenção de motivar os alunos na resolução de problemas para conquistar recompensas. Por quê aplicar esse tipo de dinâmica? Porque essa é uma das chaves secretas para encantar os estudantes e ter sucesso nas aulas.

 

Dinâmicas – Cognição

 

Faz parte das habilidades que assimilamos ao processar informações que recebemos de diferentes meios (percepção, vivência, crenças, raciocínio, linguagem, tomada de decisões …), para que sejam convertidas em conhecimento. A cognição está envolvida em todas as dinâmicas aqui, porém, as que estão presentes nessa temática são mais específicas. Por isso, foi incluído aqui as ações que podem promover um desenvolvimento intelectual.

 

Dinâmicas – Reflexão

 

A reflexão está envolvida com as situações, valores, fatos e comportamentos da nossa existência cotidiana. Não aceitar nada sem antes investigar e compreender como um todo. As estratégias de dinâmicas para reflexão tem a função de fazer os alunos sentirem na própria pele, provocando-os a habilidade de empatia e respeito mútuo.

 

links importantes:

Bônus – Material de apresentação para professor particular

 E-book – Dinâmicas para a sala de aula

Pausas Ativas

 

Dinâmica – Alongamento

Dinâmica – 10 milhões de reais

Dinâmica – Dança divertida

Dinâmica – Afetividade

Dinâmica – Tente não rir

Dinâmica – Quem piscar perde

Dinâmica – Piadas Curtas

Dinâmica – Sorte nos dados

 

Atenção

 

Dinâmica – Alfabeto do movimento

Dinâmica – Profissões

Dinâmica – Moeda

Dinâmica – Memória em sala

Dinâmica – Dj das Palmas

Dinâmica – Do 1 ao 3

Quebra gelo

 

Dinâmica – Sala de aula Receptiva

Dinâmica – Concurso do abraço

Dinâmica – Chamada Escolar inteligente

Dinâmica – Metáforas

Dinâmica – Seja Bem Vindo

 

Gameficação

 

Dinâmica – Jogos diversos

Dinâmica – Lado A x B

Dinâmica – Perguntas e Respostas

Dinâmica – Cartas da curiosidade

Dinâmica – Bolinhas dos valores 

Dinâmica – Ditados 

Cognição

 

Dinâmica – Número Mágico

Dinâmica – Matemágica

Dinâmica – Adivinha

 

Reflexão

 

Dinâmica – Meio ambiente

Dinâmica – Estude sua cola

Dinâmica – Parábolas

Dinâmica – Preceitos

Dinâmica – Carta para o futuro

Dinâmica – Estamos bem?

Dinâmica  – Lanterna

https://www.youtube.com/watch?v=7dtmFBFyy2E

 

Dinâmicas para reunião de pais 

Blog – Dinâmicas para reunião de pais 

Dinâmica – Convite!

Dinâmica – Quebra Cabeça

Dinâmica – Te conheço?

Razões para aplicar essas ações.

 

Agora, vou argumentar sobre algumas razões pelas quais a prática das dinâmicas são importantes para o domínio de habilidades escolares.

Em primeiro lugar, a única maneira de realmente aprender uma habilidade é de fato, fazer o que tem que ser feito. Porém, nem sempre é prazeroso fazer por fazer, mas algumas práticas diferenciadas nos momentos certos pode fazer qualquer tarefa sair da monotonia.  

Em segundo lugar, acredito que a prática pode ser uma maneira divertida de aprender, portanto motiva, alegra e engaja os estudantes. Existem, no entanto, algumas pessoas que discordarão.

Em terceiro lugar, e mais importante, é que pode existir alguns alunos que não gostam de algumas disciplinas. Em outras palavras, pode ser que não gostam de você. Além disso, poderia listar outros diversos motivos para colocar a realização das dinâmicas nas suas aulas, basta apenas a justificativa, os alunos curtem essas interações e querem se divertir regularmente. Acima de tudo, mantém todos saudáveis.

Seja assinante para ter acesso ao conteúdo exclusivo disponibilizado na plataforma, incluindo vídeos, textos, dinâmicas, materiais personalizados e muito mais.

Assinar agora!

 

https://www.youtube.com/watch?v=7cOZwaav2uc

A professora Cleuza conseguiu melhorar a atenção deles com essa dinâmica e o mais interessante ainda foi que adaptou a dinâmica silêncio sútil. 

https://www.youtube.com/watch?v=6_4-GcKjqtE&t=6s

Nas aulas os alunos pediam para a professora Bianca Franco deixar eles brincarem com as bolinhas de papel, pois estavam respeitando as regras.

 

https://www.youtube.com/watch?v=_Pie8rtLGVY

Um dos melhores resultados que a professora Ana Cristina comentou comigo foi que os alunos estavam dizendo: Amigo não empurra, amigo abraça.

 

 

Assinar agora!